Roquette & Cazes 2010

Roquette & Cazes 2010
Ficha Técnica (PT)

CASTAS
O vinho Roquette & Cazes 2010 foi feito com uvas das castas Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (15%) e Tinta Roriz (25%).

 

COLHEITA
2010

 

ÁLCOOL
14%

 

VITICULTURA E ENOLOGIA
Na produção do vinho Roquette & Cazes 2010 foram usadas duas vinhas, com localizações diferentes no vale do Douro: Cima Corgo e Douro Superior. As castas estão plantadas separadamente, por talhões. As uvas foram vindimadas num estado ótimo de maturação e transportadas em caixas de 25 kg até à adega da Quinta do Crasto. Foram depois sujeitas a uma rigorosa triagem antes de terem sido desengaçadas, esmagadas e transferidas para cubas de inox troncocónicas. Recorreu-se a macerações prolongadas com “delestage”, técnica francesa que aqui foi usada em alternativa às remontagens clássicas. A extração foi, por isso, muito mais complexa, respeitando a elegância e fugindo à rusticidade.

 

ENÓLOGOS
Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).

 

ESTÁGIO
O vinho Roquette & Cazes 2010 estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês (partes novas).

 

ENGARRAFAMENTO
Em Agosto de 2012, encheram-se 14.774 garrafas (0,75 litros), 123 magnum (1,5 litros) e 20 double-magnum (3 litros) do vinho Roquette & Cazes 2010.

 

NOTAS DE PROVA
Cor: muito escuro, com auréola brilhante de cor violeta/azulada.
Nariz: frutos do bosque e violetas, com notas de madeira bem integradas.
Boca: encorpado, acidez refrescante, fruta preta e violetas. Taninos redondos a completar a estrutura do vinho. Final longo e muito macio, sempre cheio de elegância.

 

SUGESTÕES DE SERVIÇO
Servir a uma temperatura de 16 ºC. O vinho Roquette & Cazes 2010 acompanha bem todo o tipo de pratos de carne, seja na grelha ou no forno. Também muito bom com cozinha regional italiana.
Consumo: 2012-2022