CASTAS
O vinho Xisto – Roquette & Cazes 2011 foi feito com uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, adicionadas a outras variedades nativas provenientes de vinhas muito velhas.
COLHEITA
2011
ÁLCOOL
15%
VITICULTURA E ENOLOGIA
As vinhas estão implantadas em socalcos e patamares tradicionais. Todas as uvas do vinho Xisto – Roquette & Cazes 2011 foram vindimadas manualmente e provêm exclusivamente de vinhas velhas da sub-região do Cima Corgo e da sub-região do Douro Superior. Todas as uvas foram desengaçadas e transferidas para tanques de fermentação troncocónicos de inox onde iniciaram a fermentação a temperatura controlada. Durante o processo de fermentação foram feitas várias “delestages” consoante a evolução do vinho. A “delestage” é uma técnica extrativa francesa que tem como principal objetivo aumentar a superfície de contacto pelicular no momento em que o mosto/vinho é lixiviado por cima das massas (chapéu). Como resultado obtém-se uma extração elevada, respeitando a elegância e fugindo à rusticidade.
ENÓLOGOS
Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).
ESTÁGIO
O vinho Xisto – Roquette & Cazes 2011 esteve 20 meses em barricas novas de carvalho francês.
ENGARRAFAMENTO
Em setembro de 2013, encheram-se 2.760 garrafas (0.75 l) de Xisto – Roquette & Cazes 2011.
NOTAS DE PROVA
Cor: opaco, com auréola estreita de cor violeta/azulada.
Nariz: frutos negros silvestres muito frescos, com toques de especiaria, alguma torrefação e excelente madeira.
Boca: encorpado, com sabor sumarento de fruta preta madura, violetas. Taninos sedosos, mas bem presentes. Final muito longo, integrado e de enorme elegância.
SUGESTÕES DE SERVIÇO
Decantar previamente. Servir o vinho Xisto – Roquette & Cazes 2011 a uma temperatura de 16 ºC. Acompanha bem todo o tipo de pratos de carne, caça e outros pratos bem condimentados. Também muito bem com cozinha regional italiana.
Consumo: 2013-2027